9 Propagandas Antigas que são Ofensivas hoje em dia

31 de mar de 2014


Você já se perguntou como eram as propagandas de antigamente?
Será que eram mais legais que as de hoje em dia?

O @Gorpo fez uma investigação bem interessante e resolveu compartilhar com a gente aqui no blog. E hoje vamos ver as propagandas que no passado eram susse, bem vistas, e vendiam bem. Mas hoje, seriam consideradas polêmicas, ofensivas, e com certeza seriam censuradas.

Confira na reportagem!


1. Sabão Fada
"Por que a sua mãe não lava você com sabão fada?"
A propaganda é extremamente racista em uma época em que fazer isso era normal, a criança negra é claramente representada como uma criança pobre, descalça e com roupas velhas e rasgadas. A piadinha da propaganda ainda faz a alusão que a cor da criança seria uma espécie de sujeira que deveria ser limpa.


2. Vitaminas Kellogs para sua esposa
"Quanto mais duro sua mulher trabalha, mais bonita ela parece."
 
A propaganda reflete bem o pensamento de antigamente, onde as mulheres tinham que cuidar de todos os serviços domésticos sem reclamar e ainda estar disposta para quando seu marido chegar em casa do trabalho, mesmo que para isso precisasse tomar vitaminas.



3. Café Chase
"Se o seu marido algum dia descobrir que você não está testando a frescura do café..." 

É bizarro imaginar que era tão normal a mulher apanhar do marido naquela época que isso era usado até em propagandas, como nesta por exemplo, onde o marido senta os sopapos na mulher apenas por que o café dele não está fresco.


4. Pastilhas de Cocaína para Dor de Dente

Em uma época em que a cocaína não era ilegal era comum ver anúncios relacionados a droga, ela era utilizada para vários fins entre eles o medicinal, seu poder anestesiante era usado em pastilhas para dor de dente, que prometiam cura instantânea.


5. Cloro de Limpeza
"Nós vamos usar o Chlorinol e vamos ser como crioulos brancos"

Mais uma propaganda de produtos de limpeza que utilizava negros de forma depreciativa, no caso essa ainda tem um agravante por ter a palavra "crioulo" em destaque. Hoje nos EUA se você falar a palavra crioulo e não for negro você terá sérios problemas.


6. Cigarros Camel
"Mais doutores fumam Camels do que qualquer outro cigarro!"

Fumantes poderiam desfrutar de seu Camel sem se preocupar com problemas de saúde, afinal se até médicos estão recomendando que mal pode fazer?


7. Cigarros Lucky Strike
Usar uma figura infantil como o papai noel para divulgar um produto que faz mal para a saúde e vicia é algo meio imaginável hoje em dia... Ou não, a Coca sempre fez isso né?


8. Propaganda de Gravatas
"Mostre para ela que o mundo é dos homens."

"Venha mulher, me sirva por que eu uso uma gravata e sou um homem!" isso que eu li nas entrelinhas dessa propaganda. Mais um exemplo de como as coisas eram antigamente.


9. Calças Mr. Leggs
"É legal ter uma garota ao redor da casa."

Essa propaganda é como a do sapato lá de cima, só que levada um pouco adiante. A mulher é comparada com um animal, tapete, decoração para a casa e tudo mais que não for politicamente correto imaginar.




Depois de tudo isso, fico feliz em ver como evoluímos.
Até a próxima, minha gente.

Blog Widget by LinkWithin